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quarta-feira, 26 de junho de 2013

Resumo: Cauda Longa

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Existem dois tipos de categorias: os hits, que seriam produtos com grande venda e considerados de sucesso, e os nichos, que são aqueles produtos com menor potencial de consumo. Em todos os mercados há mais nichos do que hits. Com o surgimento da internet os consumidores (sejam eles de informações, produtos, etc.) podem buscar e filtrar o que é de seu interesse. A existência de muitos nichos, com baixos números de vendas, se igualam à aos poucos hits de sucesso. Isso ocorre devido à modificação de interesses que a internet proporcionou aos consumidores. Esta teoria debate a “regra dos 80/20” sugerida por Pareto. Transformando a ligação de oferta de demanda. Isso pode transferir a preferência dos consumidores para nichos, a tendência aumentando o consumo. A partir do momento em que se tem mais variedade de produtos a cauda se torna mais horizontal e maior. Porém a variedade não e o suficiente. É preciso que tenha novas formas para encontrar os nichos, atendendo a demanda e as necessidades do consumidor. Para isto existe os pré- filtros e pós-filtros, que serve como um classificador, além de recomendar assuntos. Podemos associar as teorias relatadas no Cauda Longa com os manifestos que se espalharam pelo pais, a partir de algumas interpretações: os hits são os vinte centavos ou o base livre para o transporte coletivo e os nichos são as outras reivindicações por parte dos manifestantes. Ou ainda, os hits são os governantes e a mídia tradicional e os nichos e a população e a internet. As mídias sociais tem um papel crucial para a eclosão das manifestações, exemplo os eventos do facebook que auxiliaram na organização das manifestações. Os filtros, através das tags utilizados pelos internautas servem para identificar os movimentos e ainda informar os receptores. Um veiculo de televisão tem limitação de tempo, ou ainda servem uma grade de programas, em que notícias sobre os protesto serão anunciadas apenas nos horários do jornal, ou no máximo em plantões especiais. Na internet por sua vez, o internauta pode filtrar informações, nota-se também que em um mesmo tema central (as manifestações) existem as informações secundárias (o vandalismo, por exemplo), afunilando ainda mais a pesquisa do receptor.

Por Amanda Carolina Cordeiro.

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