Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quinta-feira, 27 de junho de 2013

CAUDA LONGA x MANIFESTAÇÕES

Nenhum comentário:
 

Como relacionar os conceitos do livro A Cauda Longa de Chris Anderson, com as manifestações que estão ocorrendo atualmente por todo o país? Com base no debate realizado em sala de aula, podemos usar os conceitos de hits e nichos, assim como as três forças da Cauda Longa: Faça, divulgue e me ajude a encontrar. Segundo o autor Chris Anderson, os hits são aqueles produtos de sucesso que vendem muito e estão no topo de qualquer lista. Os outros são chamados de nichos que não vendem tanto e são menos procurados. Seguindo o raciocínio do autor, temos alguns conceitos da Cauda Longa: No geral, há mais nichos que hits; graças à convergência, os nichos podem ser encontrados de maneira mais ampla, conseguindo uma variedade maior que os hits; variedade não é símbolo de qualidade, por isso, é preciso de maneiras para encontrar tais nichos que correspondam o esperado e as necessidades. Deste modo, temos os filtros que são capazes de selecionar, recomendar e classificar tais propósitos; Ao ter maior variedade e maneiras de encontrarmos o que queremos, os hits vão se tornando cada vez menos populares e os nichos vão subindo cada vez mais na lista; o número de nichos, no geral, podem criar um mercado com força o suficiente para competir com os hits.
Relacionando tais conceitos com as manifestações, posso dizer que os hits seriam a pequena parte da população brasileira que detêm o poder em suas mãos, personalidades como a presidente, deputados, senadores entre outros. Os hits que apesar de ser minoria, estão em outro patamar, de certa forma superiores à maioria. Os nichos seriam o resto da população, os manifestantes.
Mas nem toda a população sai às ruas para manifestar. Por isso, existem os filtros que neste ambiente acabaram se tornando os organizadores de tais manifestações, que com o auxílio das redes sociais, conseguiram "filtrar" as pessoas para compor o manifesto. Aí pode ser percebido a utilização das três forças da Cauda Longa (faça, divulgue e me ajude a divulgar). O organizador, através das redes sociais, compartilha seu ideal em busca de novos componentes, divulga com o intuito de atingir e comover outras pessoas. Ao obter êxito, outras pessoas divulgarão, unindo assim integrantes para a manifestação. Por fim, concluo que assim como os conceitos de Chris Anderson, os manifestantes (nichos) juntos conseguem obter resultados, que até então, só os políticos (hits) consegueriam obter. Deste modo, os manifestantes conseguem ter um poder, relativamente, igualitário senão maior que a minoria, os políticos.
Luiz Richalski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff