Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Acredite, Estou Mentindo (Resumo dos capítulos 22, 23 e 24)

Nenhum comentário:
 

Alunos: Bruno Henrique; Guilherme Nunes; Leonardo Harper; Victor Arendt.
   O capitulo 22 descreve o mal que muitos são capazes de fazer para se beneficiarem à custa de outros. Muitos blogs são usados como máquinas de ódio e punição. É inúmera a quantidade de pessoas que praticam o Bullying Cibernético sem medir as consequências que podem ser causadas na vida daquele que sofre. Muitas vezes se inventam provas e aderem-se ao sensacionalismo e especulação em torno de alguém.

   No capitulo 23, denominado “Bem vindo à irrealidade”, o autor descreve que tudo o que acontece é filtrado, ou seja, as novidades são colocadas em um funil e então vão se filtrando, chegando enfim ao conhecimento da mídia. Porém, algumas ainda não têm potencial de noticia, que é outro filtro, para enfim chegar a ser publicado como notícia, sendo esperado que se espalhe. Isto é, “a mídia é um mecanismo que sistematicamente limita a informação vista pelo público” (pag. 226). O grande problema é que ao filtrar os acontecimentos, deveria ser eliminado qualquer perigo de notícia falsa, porém grande parte do que passa pelo filtro são notícias errôneas, principalmente tratando de materiais de blogs.

   No capitulo 24 o autor dá dicas de como ler um blog, e utiliza uma frase de Ivan Turgueniev: “A verdade é como um lagarto; ela deixa sua cauda em seus dedos e foge, sabendo muito bem que uma nova cauda logo irá crescer”. Em muitos casos, achar alguma notícia verdadeira em um blog é uma tarefa para poucos. Entre as notícias que encontramos em blogs, muitas delas são mentirosas, como nos exemplos:

-“De acordo com um informante...” - o informante, geralmente, é o blogueiro escrevendo o que ele quer;  

-“Ouvi relatos” - provavelmente estes relatos foram tirados do twitter com referências aleatórias;

-“Documentos oficiais” muitas vezes são e-mails mandados para o blog que quase sempre não são oficiais;

-“Em primeira mão”: a matéria foi publica antes da noticia real sair e provavelmente vai ser seguida das palavras “teremos mais detalhes em diante”. Mostra que até o momento eles não viram nada, e mesmo assim quiseram anunciar para o publico;

- “Exclusivo”: em muitos casos a fonte deu essa “exclusiva” para vários sites ao mesmo tempo, ou o site em questão assumiu a propriedade de uma história roubada de um site de menor notoriedade;

-“De acordo com a reportagem de”: a única coisa feita foi resumir a reportagem de outro veiculo;

-“Procuramos fulano de tal”: na maioria das vezes, o que realmente foi feito é terem mandado um e-mail para a pessoa, e nada mais.
   Uma das frases citadas pelo autor (pág. 234) é extremamente reflexiva: “A ficção passa como realidade.”, ou seja, muitas vezes tudo não passa de enganação e improvisos fazendo com que o leitor creia em tudo o que é escrito.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff