X.
Tática #7 - Para que textos publicados atinjam seus objetivos, é preciso saber
o que é lido e o que não é. Editores e analistas sabem o que se espalha, o que
atrai tráfego e o que não atrai. Artigos que despertam pouco interesse são
removidos e artigos mais quentes ganham espaço. Blogueiros publicam
constantemente para atingir suas metas ou cotas de visualização.Não importa que
as histórias sejam ruins ou que não tenham relação com a missão
daquele veículo. Tudo diz respeito a conseguir visualizações de página – seja
qual for o meio.
Antigamente,
a imprensa marrom usava da intuição do editor para descobrir o que o público
queria, hoje, os sites empregam analistas de dados em tempo integral. Se alguns
blogs cobrem algo, seus concorrentes correm para copiá-los, porque supõem que isso
gera tráfego.
O
jornalismo de visualização de páginas tem a ver com escala. Os sites têm que
publicar várias histórias a (curtos) intervalos regulares para dar lucro.
Existem
serviços que permitem a “compra de tráfego”, enviando milhares de visitantes
para uma página específica. O contador de cliques desses sites não faz
distinção entre visualizações reais ou falsas.O que começa como jornalismo
positivo frequentemente termina na fabricação de escândalos ou em pura e
simples bobagem. Métricas e estatísticas são confortáveis para os editores. Elas
removem a incerteza do negócio. O que não pode ser medido – o que exige
verdadeira capacidade editorial – é assustador e carrega risco financeiro.
“Eu
publiquei algo, mas ninguém respondeu. O que isso quer dizer?” Essa pergunta
para sites famintos por visualizações de página, é o que não os deixa dormir à
noite. Esse é o dilema de Warnock, que leva esse nome por causa de Bryan
Warnock. A resposta a essa pergunta pode ser tanto satisfação quanto apatia, e
os editores querem saber qual das duas.
Todo
o silencio significa a mesma coisa: nada de comentários, nada de links, nada de
tráfego, nada de dinheiro. Se a notícia não se torna viral nem tem respostas,
então ela precisa ser alterada. Se a história se torna um viral, isso significa
que ela é um sucesso – seja ou não correta, de bom gosto e bem feita.
Sites
não têm o menor interesse naquilo que publicam, desde que a publicação gere
visualizações. O jornalismo de visualização de páginas infla os blogs e os faz
crescer com uma variedade constante e medíocre de geradores de tráfego que
requerem pouco esforço para produzir. Praticar o jornalismo de visualizações
significa que o editor nunca verá uma artigo com zero comentários.
O
jornalismo de visualização de página dá às pessoas o que elas parecem querer –
a partir de dados que não são representativos – e lhes dá isso e apenas isso
até se esquecer de que poderia haver algo mais.
XI.
Tática #8 – A forma como a notícia é encontrada online determina, mais ou
menos, o que é encontrado. Assim como a notícia deve ser apresentada –para
conseguir lidar com as restrições técnicas do meio e as exigências de seus
leitores – determina a própria notícia. A forma como o meio funciona
predetermina, em essência, o que os blogueiros podem publicar e exatamente como
devem fazê-lo.
A
melhor forma de conseguir tráfego é publicar o máximo possível, o mais rápido
possível e com texto mais simples possível. Rolar a tela é angustiante, assim
como a sensação de que o artigo nunca vai acabar. Um blogueiro inteligente,
intercala texto com gráficos ou fotos e alguns links.
A
pressão para manter o conteúdo visualmente atraente e chamativo para leitores
impulsivos é um limitador constante da extensão do texto, não importando o que
precisa ser cortado para se atingir a meta.
XII.
Tática #9 – Jornalistas conseguem encontrar um ponto de vista interessante em
qualquer história. Não importa o quão chato, trivial ou complexo um tópico
possa ser, um bom jornalista sabe encontrar não só um ponto de vista
interessante, mas também um título que provoque o clique, uma imagem atraente;
gerar comentários e links, e precisam fazer isso dezenas de vezes no dia sem a
ajuda de um editor. Como os blogueiros têm que encontrar uma oportunidade de
notícia, eles sempre conseguem. Notícias menores são maquiadas para parecer
grandes. Notícias inexistentes são infladas para virar alguma notícia.
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