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quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Acredite, estou mentindo (Capítulos X, XI e XII)

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Alice dos Santos, Ana Mayer, Laura Torres, Petry Souza e Sacha Sanches. 

X. Tática #7 - Para que textos publicados atinjam seus objetivos, é preciso saber o que é lido e o que não é. Editores e analistas sabem o que se espalha, o que atrai tráfego e o que não atrai. Artigos que despertam pouco interesse são removidos e artigos mais quentes ganham espaço. Blogueiros publicam constantemente para atingir suas metas ou cotas de visualização.Não importa que as histórias sejam ruins ou que não tenham relação com a missão daquele veículo. Tudo diz respeito a conseguir visualizações de página – seja qual for o meio.
Antigamente, a imprensa marrom usava da intuição do editor para descobrir o que o público queria, hoje, os sites empregam analistas de dados em tempo integral. Se alguns blogs cobrem algo, seus concorrentes correm para copiá-los, porque supõem que isso gera tráfego.
O jornalismo de visualização de páginas tem a ver com escala. Os sites têm que publicar várias histórias a (curtos) intervalos regulares para dar lucro.
Existem serviços que permitem a “compra de tráfego”, enviando milhares de visitantes para uma página específica. O contador de cliques desses sites não faz distinção entre visualizações reais ou falsas.O que começa como jornalismo positivo frequentemente termina na fabricação de escândalos ou em pura e simples bobagem. Métricas e estatísticas são confortáveis para os editores. Elas removem a incerteza do negócio. O que não pode ser medido – o que exige verdadeira capacidade editorial – é assustador e carrega risco financeiro.
“Eu publiquei algo, mas ninguém respondeu. O que isso quer dizer?” Essa pergunta para sites famintos por visualizações de página, é o que não os deixa dormir à noite. Esse é o dilema de Warnock, que leva esse nome por causa de Bryan Warnock. A resposta a essa pergunta pode ser tanto satisfação quanto apatia, e os editores querem saber qual das duas.
Todo o silencio significa a mesma coisa: nada de comentários, nada de links, nada de tráfego, nada de dinheiro. Se a notícia não se torna viral nem tem respostas, então ela precisa ser alterada. Se a história se torna um viral, isso significa que ela é um sucesso – seja ou não correta, de bom gosto e bem feita.
Sites não têm o menor interesse naquilo que publicam, desde que a publicação gere visualizações. O jornalismo de visualização de páginas infla os blogs e os faz crescer com uma variedade constante e medíocre de geradores de tráfego que requerem pouco esforço para produzir. Praticar o jornalismo de visualizações significa que o editor nunca verá uma artigo com zero comentários.
O jornalismo de visualização de página dá às pessoas o que elas parecem querer – a partir de dados que não são representativos – e lhes dá isso e apenas isso até se esquecer de que poderia haver algo mais.
XI. Tática #8 – A forma como a notícia é encontrada online determina, mais ou menos, o que é encontrado. Assim como a notícia deve ser apresentada –para conseguir lidar com as restrições técnicas do meio e as exigências de seus leitores – determina a própria notícia. A forma como o meio funciona predetermina, em essência, o que os blogueiros podem publicar e exatamente como devem fazê-lo.
A melhor forma de conseguir tráfego é publicar o máximo possível, o mais rápido possível e com texto mais simples possível. Rolar a tela é angustiante, assim como a sensação de que o artigo nunca vai acabar. Um blogueiro inteligente, intercala texto com gráficos ou fotos e alguns links.
A pressão para manter o conteúdo visualmente atraente e chamativo para leitores impulsivos é um limitador constante da extensão do texto, não importando o que precisa ser cortado para se atingir a meta.

XII. Tática #9 – Jornalistas conseguem encontrar um ponto de vista interessante em qualquer história. Não importa o quão chato, trivial ou complexo um tópico possa ser, um bom jornalista sabe encontrar não só um ponto de vista interessante, mas também um título que provoque o clique, uma imagem atraente; gerar comentários e links, e precisam fazer isso dezenas de vezes no dia sem a ajuda de um editor. Como os blogueiros têm que encontrar uma oportunidade de notícia, eles sempre conseguem. Notícias menores são maquiadas para parecer grandes. Notícias inexistentes são infladas para virar alguma notícia. 

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